Medidas ideais para o banheiro

Medidas ideais para o banheiro

Na hora de projetar, construir ou reformar um banheiro, são muitas as duvidas que podem surgir. Uma delas é a questão de tamanhos e espaços necessários para cada item que será inserido no interno do ambiente.
Não existe um tamanho padrão para o banheiro, pois as medidas do cômodo vão depender muito do espaço disponível na planta geral da casa. Mas, mesmo o seu banheiro sendo pequeno, existem medidas mínimas entre os móveis que facilitam o seu uso diário, deixando o seu utilizo mais confortável.

Porta

É comum encontrarmos portas de banheiro ou lavabo que medem 60cm de largura, mas essa não é a medida ideal. A porta deve ter no mínimo 70cm de abertura, para que a passagem seja bem confortável. Em caso de portadores de necessidade, essa medida sobe para 80cm.

Janela

Existem diversos tamanhos e modelos de janela, elas variam bastante de acordo com o tamanho do banheiro e design da casa. Mas normalmente são quadradas e as medidas padrão mais comuns são de 50x50cm e 60x60cm. O recomendado, também, é que esteja a um metro e meio do piso.
Se seu banheiro não permite a instalação de janela, por falta de espaço ou posição no interno da casa, é indicado utilizar um duto de ventilação natural ou forçada.

Medidas ideais para o banheiro

Gabinete e bancada

Na hora de escolher o seu gabinete, preste atenção na profundidade que ele possui, pois é essencial verificar se permitirá uma passagem confortável no interno do banheiro e a abertura total das portas e gavetas. O ideal é que a profundidade seja de no mínimo 50cm, mas para banheiros menores e lavabos é possível diminuir a profundidade para 35-40cm.

Medidas ideais para o banheiro

Box

Recomenda-se que a área de banho seja de no mínimo 90x90cm, para facilitar a movimentação dentro do box e permitir um banho mais confortável. É importante, também, deixar uma distância de aproximadamente 30cm entre a parede e a queda d’água do chuveiro, isso evita que a pessoa fique encostada na parede na hora de se enxaguar.

Vaso sanitário

É muito importante que o espaço livre em ambas as laterais do vaso sanitário sejam de no mínimo 35cm, para permitir apoiar a lixeira e outros acessórios tranquilamente. Em frente ao vaso, a distancia deve ser de, no mínimo, 60cm.

Medidas ideais para o banheiro

Cuba e torneira

Em banheiros menores, opte por instalar a torneira na parede ou ao lado da cuba, assim a bancada ou gabinete não necessitarão de muita profundidade. Outro fator importante é manter a distância final entre a ponta da torneira e a cuba de aproximadamente 15cm. Essa medida é grande o suficiente para permitir o livre movimento das mãos e pequena o suficiente para evitar muitos respingos de água.
Quanto a cuba, é fundamental que ela esteja em uma posição confortável. Isto é, nem tão baixa para ter que se curvar e nem tão alta para ter que se estender demais. O recomendado é que a borda superior da cuba ou pia esteja entre 85 e 93cm do chão, dependendo da altura das pessoas que irão usar o banheiro.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *