Antes de tudo, você sabe como acabar com os temidos germes e bactérias que se encontram no seu banheiro?
Se a resposta for não, conheça então algumas dicas básicas e práticas para diminuir a proliferação desses microrganismos contaminantes.
Seu banheiro é um dos locais mais propícios para a proliferação de bactérias e germes dentro da nossa casa e consequentemente descuidos prolongados podem colocar a sua vida em risco com infecções e doenças. Portanto, conheça a seguir alguns hábitos, e dicas que podem te auxiliar na higienização correta do seu banheiro.
Como acabar com germes e bactérias do seu banheiro? Vamos às dicas!
“Hábitos”
– A escova de dente deve ser trocada no máximo de 2 a 3 meses de uso, bem como a escova das crianças deve ser trocada todo mês. Além disso, sempre lave bem sua escova após a escovação, uma ótima dica é “pulverizar” nela um enxaguante bucal para auxiliar na limpeza.
– Em nosso banheiro, utilizamos normalmente dois tipos de toalhas. Por exemplo, as toalhas de banho que devem ser trocadas a cada dois dias, pois nos secamos “limpos”, e as toalhas de rosto que devem ser trocadas todos os dias, pois às utilizamos com muito mais frequência.
– Aperte a descarga somente quando a tampa do vaso estiver fechada, pois se ela estiver aberta por exemplo, as bactérias serão jogadas no ar, e irão contaminar todo o ambiente.
Esses foram alguns hábitos simples que podem nos auxiliar , e além disso melhorar muito a higienização dos nossos utensílios do dia a dia, que ficam expostos no banheiro.
Agora vamos às dicas de limpeza para o banheiro ficar livre de germes e bactérias:
“Dicas“
– O uso de luvas é indispensável para evitar contaminações, ressecamento das mãos e alergia aos produtos.
– Utilize os materiais e produtos adequados. Os materiais mais utilizados são esponjas, panos, vassoura, rodo e escovão de vaso sanitário. Da mesma forma para uma melhor eficácia contra a sujeira faça o uso de água sanitária, detergente líquido, bactericida e limpa vidros.
– O recomendado é fazer uma limpeza semanalmente, ou sempre que notar necessidade, por exemplo, nos revestimentos da parede, no piso e nos rejuntes do box, pois acumulam muitos resíduos. Além disso, você poderá utilizar água quente e detergente líquido, e esfregar com uma bucha até sair toda a sujeira.
– A limpeza do vaso sanitário é uma prioridade, ou seja ele é um dos itens considerados mais sujos dentro de um banheiro. Então, você pode utilizar água sanitária e deixar de molho por alguns minutos. Depois disso, você deve esfregar a parte interna do vaso com o escovão. Da mesma forma, o lado externo também deve ser limpo com detergente. E para dar um toque final, utilize algum produto com aroma para seu vaso ficar cheiroso, como por exemplo, gel, pastilha adesiva ou pedra.
– Limpe o ralo com frequência, pois assim como o vaso ele é certamente um local muito contaminado. Da mesma forma, você pode utilizar água sanitária, antibactericida, e vinagre branco para complementar sua higienização.
– Após o banheiro ser limpo, utilize um produto com aroma. O uso de aromatizadores é ótimo, como resultado terá um cheiro agradável e de limpeza no ambiente.
– O mais importante, os materiais que você utiliza para limpar o vaso, não devem ser usados para limpar outros locais. É um cuidado essencial para evitar a contaminação da sua família.
– Mantenha a área ventilada, pois o banheiro é um ambiente úmido por natureza, e consequentemente a umidade é um grande aliado na proliferação de germes.
Para concluir, existem diversas maneiras de higienização de banheiros, essas foram apenas algumas dicas para lhe auxiliar em uma limpeza mais eficiente, e além disso eliminar com cautela esses inimigos invisíveis.
Esperamos que tenham gostado da leitura!