como economizar agua em casa

Como economizar água em casa

A água é um bem precioso, embora encontrada em grande quantidade, é um recurso finito e não tão abundante assim. Por isso, economizar água em casa é necessário, é preciso deixar hábitos prejudiciais ao meio ambiente de lado e tomar novas atitudes para enxergar um futuro melhor. Esses costumes, além de colaborar com o meio ambiente, também podem gerar uma boa economia na conta de água no final do mês.

Calçada e jardim

Lavar a calçada com a mangueira pode gerar um gasto de 500 litros de água em 30 minutos! Use a vassoura para fazer essa limpeza e caso não seja o suficiente, reutilize a água da máquina de lavar roupas. Regue as plantas, gramado e hortas no início da manhã ou à noite, pois isso diminui a evaporação da água, fazendo com que ela chegue até a raiz das plantas. Se possível armazene a água da chuva para isso, pois ela não contém cloro e suas plantinhas crescerão mais saudáveis.

Banho

Evite banhos longos, utilize o chuveiro apenas o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Para potencializar a economia, desligue o chuveiro sempre que for lavar os cabelos e ensaboar o corpo. Um regulador de vazão também pode ajudar a diminuir a quantidade de água liberada pelo chuveiro. Os cachorros também merecem tomar banho, mas no mínimo a cada 15 dias! 

Torneiras

Utilize torneiras com arejador, pois ela libera água e ar ao mesmo tempo e torna a vazão constante, proporcionando uma economia de até 90%.
Feche a torneira ao fazer a barba, escovar os dentes e esfregar as mãos sempre que não estiver usando a água. Isso pode representar uma economia de 12 litros de água.
Ao lavar a louça, ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois faça o enxágue. Procure também, lavar os utensílios menos engordurados primeiro, assim a gordura não se espalha para os outros itens.
É muito importante, também, verificar sempre se existe alguma torneira pingando, pois isso pode gerar um gasto de até 40 litros de água por dia!

Máquina de lavar

Procure lavar as roupas utilizando a capacidade máxima da máquina de lavar. Evitando, também, fazer o duplo enxágue das roupas. Se utilizado os produtos corretamente, essa função pode ser evitada, economizando assim cerca de 60 litros de água por lavagem!
Lembre-se: a água utilizada na higienização das roupas pode ser reutilizada na lavagem de pisos, calçadas e quintal. Mas se for armazenar a água, apenas atente-se de fechar bem a tampa para não deixar entrar o mosquito da dengue.

Como lavar determinados tipos de roupa

Descarga com duplo acionamento

Usar sempre a mesma quantidade de água na descarga é desperdício. Já existem sistemas desenvolvidos para liberar água no vaso sanitário de acordo com a necessidade. A válvula de duplo acionamento pode ser instalada tanto em descargas de parede quanto em caixas acopladas.

Conscientize outras pessoas

Após ter adotado os novos hábitos, é essencial conscientizar outras pessoas sobre a importância de economizar e poupar água. Pois em diversas regiões do nosso país já é possível sentir impactos da falta de preservação dos recursos hídricos. O desaparecimento de rios e nascentes, escassez, racionamentos, aumento da poluição das águas, entre outros, são problemas que tendem a aumentar se nada mudar em nossos hábitos de consumo de água.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *