Lavar roupa nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando nos deparamos com peças de roupas que nos deixam confusos quanto a separação em maquina ou que são um pouco mais delicadas.
Roupas listradas
Todo mundo tem pelo menos uma peça de roupa listrada no guarda-roupas e é difícil entender como lava-la. Primeiramente é necessário verificar se ela solta tinta. Normalmente devemos confiar no produtor e esperar que ele não misture duas cores que possam danificar a peça!
Então se sua roupa listrada possui listrar brancas, ou claras, o ideal é lavar com as roupas brancas. Dessa maneira você evita que as listras brancas sejam manchadas por peças de outras cores.
Roupas esportivas
Se suas roupas ficaram encharcadas de suor, é melhor lavá-las imediatamente, para evitar manchas e que o cheiro fique impregnado nos tecidos. Mas se você estiver muito cansado após o treino, deixe-as penduradas para secar, invés de coloca-las no cesto de roupas sujas, assim não surgirão marcas de mofo e bolor.
É indicado lavar as roupas esportivas no ciclo delicado e separado das outras roupas, isso evita o surgimento de bolinhas nas peças. Não lave-as em água quente, pois isso pode danificar a elasticidade dos indumentos. Faça a secagem das peças em um local ventilado e sem o contato direto do sol, para evitar manchas e amarelamento das peças.
Geralmente as roupas esportivas desamassam facilmente e não precisam ser passadas, mas se quiser dar uma esticada nelas, consulte antes a etiqueta.
Roupas de bebê
A pele dos bebês é muito sensível, então é bom saber como lavar as roupinhas de modo adequado, para evitar alergias e irritações. É sempre bom lembrar que roupas novas sempre devem ser lavadas antes de qualquer uso, sobretudo as de recém-nascidos. O ideal é lavar tudo na maquina, para garantir um correto e total enxágue das peças, sem misturar com outras peças de roupa. Faça a lavagem com produtos próprios para roupas de bebês, que possuem menos aditivos químicos e pH balanceado. Utilize o ciclo para roupas delicadas e sacos protetores para preservar as peças mais frágeis. Cobertores, lençóis, touquinhas, babadores, tudo o que ficará em contato com a pele da criança deve ser lavado antes!
Seque em local arejado e passe-as do lado do avesso para fazer a esterilização.
Bichinhos de pelúcia
Confira sempre a etiqueta de cuidados dos bichinhos de pelúcia, pois ela normalmente contém instruções de como lavar. Se for lava-lo na maquina, retire todos os acessórios dos bichinhos e utilize um saco protetor para roupas delicadas, para protegê-lo. Se não tiver um, pode utilizar uma fronha para coloca-lo dentro e amarrar com um nó ou com um elástico. Terminada a centrifugação, coloque-os para secar em um local arejado e a sombra, se forem de cor escura, ao sol se forem de cor clara. Evite fazer a lavagem em dias úmidos e de chuva, para evitar o aparecimento de odores e mofo na espuma.