Como evitar o mofo no banheiro

Como evitar o mofo no banheiro

O mofo é um fungo que geralmente chega de mansinho e se instala na casa causando diversos problemas. Além do aspecto estético desagradável, pode causar danos a saúde, como doenças respiratórias e dores de cabeça. Sendo o banheiro um ambiente úmido e menos iluminado que o restante da casa, se torna mais propício ao surgimento e proliferação de mofo. Veja como evitar o mofo no banheiro.

Em obra

Se você está construindo a sua casa ou reformando o seu banheiro, a impermeabilização é uma boa prevenção contra o surgimento de mofo. Você vai gastar um pouco a mais agora, mas vai evitar problemas futuros.
A tinta antimofo também é uma opção válida, pois possui uma solução fungicida, que previne o surgimento do mofo.

Causa

Geralmente o mofo surge por falta de ventilação no ambiente. A falta de luz natural também é um fator que influencia, pois esses fungos adoram locais úmidos e pouco iluminados. Mas se o aparecimento de mofo for constante em locais próximos a torneiras e chuveiros, ou no teto, pode haver alguma infiltração no local. Verifique se não existe alguma telha quebrada ou cano furado e solucione o problema rapidamente, pois podem causar danos estruturais maiores.

Circulação de ar

Manter janela e porta abertas contemporaneamente aumenta a circulação de ar no ambiente. Por isso, procure mantê-las abertas, sempre que possível, principalmente após o banho para o vapor do chuveiro se dispersar rapidamente. Deixar a porta ou cortina do box aberta, também ajuda a água evaporar mais rápido.

Como evitar o mofo no banheiro
Mantenha a janela e a porta abertas contemporaneamente após o banho.

Dentro do gabinete

A umidade presente no banheiro entra também dentro dos armários e gavetas do cômodo. Então procure deixar o gabinete aberto por alguns minutos, uma vez por semana. Existem também os desumidificadores anti mofo, que podem ser colocados no interior do gabinete para absorverem a umidade presente ali. Mantenha o interior do gabinete limpo, utilize um pano levemente úmido para limpar e sucessivamente passe um pano seco para retirar toda a umidade.

Toalhas e tapetes

Esses itens costumam ficar dentro do banheiro e podem contribuir para o aparecimento de mofo. Retire sempre as toalhas úmidas do banheiro colocando-as para secar em local arejado e mantenha os tapetes secos.

como evitar o mofo no banheiro

Em caso de mofo

O mofo se prolifera rapidamente, portanto, sempre que observar pequenas manchas ou aquele odor característico, realize a limpeza do local.

  • O vinagre branco é um ótimo aliado nas limpezas diárias da casa. Ele mata mais de 80% dos tipos de mofo.  Basta despeja-lo em um borrifador e deixa-lo agir por cerca de uma hora, mantendo o banheiro bem arejado. Depois jogue água quente na área e seque com um pano limpo.

  • A água sanitária também é muito útil na limpeza do mofo. Misture uma xícara de água sanitária e 2 xícaras de água em um frasco borrifador. Espirre na área mofada e espere secar. Borrife mais uma vez e esfregue com a escova. Então enxágue tudo e repita o processo se necessário.

Se você utiliza cortina no box, deixe-as de molho em uma solução com 1 litro de água e 4 colheres de sal, até as manchas sumires, depois lave-as normalmente.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *