Como usar papel de parede no banheiro

Muito utilizado em vários cômodos da casa e em ambientes comerciais, o papel de parede poder ser usado também no banheiro.
A maior vantagem de usar papel de parede no banheiro é que ele permite escolher entre diversos modelos de cor e estampa. Isso facilita na hora de decorar e deixar o ambiente com o seu estilo.

Para saber como usar o papel de parede no banheiro é necessário entender os diversos tipos de materiais usados para a sua produção.

Tipos de papel de parede

  • Vinilizado: é composto por celulose (papel) impressa com tinta vinílica. É um papel liso, sem textura e possui espessura menor, sendo assim um material mais frágil. É aplicado com cola própria a base de água.
  • Vinílico: também é composto por celulose impressa com tinta vinílica. Porem recebe uma camada de PVC que o rende impermeável e mais resistente a luz e ao calor. É mais grosso e pode possuir texturas na superfície. A aplicação também é feita com cola própria a base de água.
  • Adesivo: é chamado comumente de contact. Se trata de um adesivo de parede que, a diferença dos modelos tradicionais, é confeccionado em vinil adesivo, um material sintético com textura plástica. Produzido através do processo de impressão digital, possui espessura mais fina e acabamento liso. Não necessita de cola para a aplicação, pois já possui uma face auto colante.
  • Tecido: é um tipo de revestimento fabricado com a mistura de fibras de celulose e têxtil, oferecendo um acabamento com textura de tecido. O que mais chama a atenção neste tipo de papel de parede, é que o mesmo pode ser reaproveitado em outro local, sendo retirado com cuidado pode ser descolado por inteiro. A aplicação é feita com cola própria a base de água.

Onde aplicar

Como vimos, o papel de parede vinilizado não é resistente a umidade do banheiro. Então é possível usá-lo apenas em lavabos, em uma parede que não fique em contato com a água. Mas se o banheiro tiver um box, melhor usar um dos outros três modelos, que não irá estragar com o vapor que vem do chuveiro.
Se você está se perguntando se é possível usar o papel de parede dentro do box, a resposta é sim. Mas é necessário usar o papel de parede do tipo vinílico. De qualquer forma a durabilidade do produto dentro do box fica comprometida pelo contato direto e constante com a água em alta temperatura, por isso ele precisará ser trocado após algum tempo. De forma geral, a durabilidade do papel de parede varia de acordo com a quantidade de uso do chuveiro e também da ventilação do banheiro.

como aplicar papel de parede no banheiro

Na reforma

Caso você esteja reformando o banheiro e queira evitar quebra-quebra, saiba que é possível utilizar o papel de parede para cobrir os azulejos. Mas, nesse caso, é preciso utilizar o papel do tipo adesivo, pois a cola utilizada na aplicação dos outros materiais, normalmente, funciona apenas sobre paredes com pintura. É necessário verificar também a diferença de nível entre rejunte e azulejos. Quanto menos salientes os azulejos em relação ao rejunte, melhor. Pois esse desnível irá aparecer menos após a aplicação. Modelos estampados também ajudam a disfarçar mais essa diferença.

Como combinar

Mais uma vantagem do papel de parede é que ele possui uma infinidade de opções disponíveis no mercado. Assim torna a possibilidade de combinações visuais muito maior.
Esse item pode ser facilmente combinado com as cubas de apoio, bancadas e até mesmo com estantes de madeira.
E porque não ousar dando ao ambiente um estilo industrial?! É possível encontra modelos do tipo cimento queimado e até mesmo de tijolinhos. Que caem muito bem com o estilo industrial e com o gabinete Malta da Gaam, por exemplo.

Cuidados antes da aplicação

Antes da aplicação, é preciso analisar o estado geral da parede e providenciar possíveis reparos, caso seja detectado algum tipo de umidade ou infiltração. Pois, nesse caso, a cola não fornecerá a fixação necessária.
Outro fato importante é que o papel de parede não recebe bem remendos. Então no caso de uma reforma após a sua aplicação, ele deverá ser tirado por inteiro e depois recolocado.

Limpeza e manutenção

No caso do papel vinilizado é possível limpa-lo apenas com pano seco ou espanador. Mas para os outros três modelos a limpeza deve ser feita com pano, ou esponja macia, levemente úmido, sem utilizar produtos agressivos. O ideal é usar apenas sabão neutro.
Mantenha a porta e janelas sempre abertas. Isso garante maior ventilação do cômodo e evita mofo nas paredes.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *