Muitas duvidas surgem na hora de trocar o gabinete de banheiro, especialmente porque é nessa hora que são instalados também a cuba, a torneira e o sifão. Veja quais são os cuidados que você deve ter na hora da instalação do seu gabinete Gaam.
Planejamento
Antes de escolher o seu móvel, é necessário verificar o espaço disponível em seu banheiro. Informe-se sobre as medidas do gabinete. Informações como largura, altura e profundidade são importantes para saber se o móvel escolhido cabe no seu banheiro, por exemplo. Esse passo é fundamental, principalmente, para as pessoas que precisam economizar espaço dentro do banheiro.
Depois de escolher o móvel, verifique na planta do imóvel a posição dos canos instalados nas paredes do seu banheiro, para evitar de fazer furos e ter prejuízos com reparos na tubulação.
Ferramentas necessárias
- Conjunto de banheiro Gaam (já possuem kit ferragem, com itens necessários para a instalação – como parafusos, buchas, tapa furos, etc)
- Aplicador de silicone
- Caneta ou lápis
- Chave ajustável de lavatório
- Fita Veda Rosca
- Flexível para a torneira
- Furadeira e parafusadeira
- Martelinho
- Nível de mão
- Sifão flexível
- Torneira
- Trena
- Tubo de silicone
- Válvula
Recomendações
Recomendamos sempre que a instalação seja feita em duas pessoas, para facilitar as marcações e fixação das peças. É muito importante, também, na hora da instalação do seu gabinete Gaam, ter em mãos o manual do produto e conferi-lo antes de iniciar a instalação do gabinete, pois cada produto possui as suas particularidades.
Feche o registro para evitar acidentes e vazamentos de água.
Passo a passo
Passo 1 – Em casos do gabinete ser suspenso, retire as gavetas e posicione-o na parede na posição onde deverá ficar. Com a ajuda de um nível e de um lápis ou caneta marque a posição desejada para os pontos de furação. Se aconselha que a borda superior da pia ou cuba fique entre 85 e 95cm do piso acabado, mas vale considerar também a altura das pessoas que vão usar o móvel. Se precisar ajuste um pouco para cima ou para baixo, dependendo da necessidade.
Passo 2 – Coloque o gabinete no chão e fure a parede nos locais marcados. Se a parede estiver revestida com cerâmica ou porcelanato, crie um pequeno furo batendo a broca no local com um martelo, para deixar a furadeira firme na hora de começar a perfuração, sem escorregar.
Passo 3 – Insira as buchas, posicione o gabinete na parede e parafuse-o no local marcado. Caso o gabinete seja com pés, bastará apoia-lo no chão e regular os pés conforme a inclinação do piso.
Apoie o tampo ou pia em cima do gabinete e utilize o silicone para passar na borda traseira, entre a parede e a bancada, para evitar que a água escorra por trás do móvel e o deteriore.
Passo 4 – Se seu móvel for com cuba de apoio, aplique silicone no furo central do tampo, coloque a cuba com o furo do ralo alinhado com o do tampo.
Passo 5 – Insira a válvula por cima da cuba e aperte pela parte de baixo. Para uma melhor segurança, passe silicone entre a cuba e a válvula.
Rosqueie uma das pontas do sifão na parte da válvula que fica para baixo da cuba, e a outra ponta no encanamento da parede. Em todos esses pontos de rosqueamento, aplique fita veda rosca para evitar vazamentos.
Passo 6 – Para instalar a torneira, posicione-a na cuba ou na bancada. Aperte com a porca a parte de baixo. Encaixe o flexível na saída de água da parede e rosqueie a torneira. Mais uma vez utilize a fita veda rosca para evitar vazamentos.
Pronto, seu gabinete Gaam está instalado!