banheiro gaam gabinetes seu estilo

Como escolho o ralo do banheiro?

Em diversos materiais, formatos e funções, os ralos para banheiro normalmente passam despercebidos, e só são lembrados em momentos desagradáveis, como na existência de mau cheiros ou problema de entupimento. Conhecer as opções de mercado e fazer a escolha certa pode te fazer esquecer eles de vez.

Seco ou sifonado?

O ralo sifonado funciona como um sifão da pia, a tubulação que conduz as águas servidas possui um reservatório onde um pouco de água fica parada evitando que os gases do mau odor retornem para o ambiente. Já no caso dos ralos secos, esse reservatório não existe, deixando o caminho livre para os gases do esgoto retornarem pela tubulação.
Normalmente os ralos secos são utilizados em chuveiros e os sifonados para o chão de ambientes como cozinha, banheiro e lavanderia.
Se você já tiver um ralo seco instalado e quiser substituir por um sifonado será necessário quebrar o piso e trocar o encanamento. Mas se estiver tendo problemas de mau odor é um trabalho que vale muito a pena.

Tamanho e material

Podem ser redondos, quadrados, retangulares e lineares. Mas antes de escolher o formato, é muito importante verificar as especificações do encanamento, para ter um encaixe perfeito. A maioria dos ralos segue um padrão 10x10cm, mas são encontrados também modelos de 8x8cm, 15x15cm e 20x20cm. Nos modelos redondos fique atento a circunferência do produto.
Os materiais também variam bastante (polipropileno, ABS, plástico, alumínio, aço inox, etc.), mas os mais comuns são em plástico, mais simples e em diversas cores com um preço mais acessível, e aço inox, mais bonitos e resistentes com um preço um pouco superior.

Tampa

A tampa é uma peça muito importante do ralo, pois serve para filtrar cabelos e pequenas sujeiras, mantendo os canos limpos e desobstruídos, além de impedir que insetos subam pelo cano de esgoto. Hoje encontramos no mercado um ralo chamado “ralo click” que abre e fecha com a pressão do pé. Seu principal diferencial é a opção de abrir e fechar através de um toque, com seu sistema de clique. Assim ele pode ser aberto para permitir a vazão da água, e então ser fechado para evitar a entrada de insetos ou o retorno de odores através do encanamento. Também é possível encontrar ralos em cuja tampa pode ser assentado o mesmo material do piso, são os ralos ocultos.

Acabamento

Nos modelos de aço inox, você geralmente encontra um acabamento cromado, tornando-os mais duráveis e também oferecendo mais sofisticação para a decoração de seu banheiro.
Os modelos de plástico oferecem mais variedade, geralmente possuindo algumas cores padrões como branco, bege e cinza, combinando assim com uma grande variedade de pisos.
Já nos modelos com tampa invisível, é importante considerar que você vai precisar de um piso adicional igual ao instalado no ambiente para fazer o acabamento, dar a impressão de continuidade e deixar o ralo discreto.

Instalação

A instalação dos ralos deve ser feita de modo a não deixá-los nas áreas de maior tráfego, por mais resistentes que sejam, é melhor evitar o transito constante sobre eles, mas também precisa estar em uma posição onde toda a água consiga chegar até ele sem obstáculos. Se o ambiente for pequeno é melhor evitar a escolha de pisos de dimensões grandes, pois podem dificultar o correto caimento da água até o ralo. Ou então optar por ralos lineares, que possuem uma instalação mais fácil e um funcionamento mais eficiente, pois ficam no canto da parede exigindo assim que todo o piso seja assentado com caimento em um único sentido.
Tenha cuidado com a vedação em volta do ralo. Como ele vai exigir recortes no piso, no encontro da peça com o ralo, o rejunte do piso tem que estar sem fresta e você pode aplicar silicone entre o ralo e o piso para garantir.

Limpeza

Quando se trata da higiene de nossa casa, é importante tomar cuidado pois mesmo os detalhes mais triviais podem influenciar em nossa saúde e bem-estar. A limpeza dos ralos deve ser proporcional ao uso, muito uso demanda limpezas mais constantes. Um conselho é lavar os ralos com água bem quente utilizando cloro ou água sanitária. Lembre-se de utilizar luvas resistentes. Abra o ralo e lave com detergente, esfregue com uma escovinha e então enxague bem. Jogue água bem quente e depois cloro ou água sanitária.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *