Como escolher a toalha de banho

Quem não gosta de chegar em casa, após uma longa e cansativa jornada de trabalho, e tomar aquele banho relaxante?
Para esse momento continuar sendo especial, precisamos de uma toalha macia e cheirosa que nos proporcione aconchego e conforto após o banho. Por isto separamos algumas dicas essenciais na hora de comprar a toalha ideal para esse momento tão especial.

Maciez

Verifique sempre a qualidade do tecido e a sua gramatura.
A regra é simples: quanto mais fibras naturais o tecido tiver, melhor. Quanto mais material sintético houver na composição, menos macia ela será e menor será o seu poder de absorção da água. Então prefira toalhas em 100% algodão, pois garantem conforto, maciez e alta absorção. Entre bons tecidos estão o algodão egípcio, algodão tradicional, nanocotton e fibra modal, ótimos na composição de toalhas de banho, toalhas de rosto e roupões.
Quanto maior a gramatura de um tecido, mais suave será o toque. Uma toalha com 360 g/m² a 500 g/m² é considerada o ideal, pois além de serem macias, não são tão pesadas, o que facilita a sua secagem no varal.
Se optar por uma peça colorida, busque na etiqueta pelo fio tinto. Afinal, isso quer dizer que o fio foi tingido antes de virar tecido. Toalhas pintadas depois ganham aspereza.

Durabilidade

O tipo de fio determina se as toalhas são duráveis ou não.
Existem quatro tipos de fio:
Fio cardado – não passa pela penteadeira. Assim, ele fica com fibras curtas, irregularidades e propenso à formação de bolinhas.
Fio penteado – são retiradas as fibras menores e impurezas. Isso gera toalhas de maior qualidade e durabilidade.
Fio simples – as felpas se dobram facilmente. Dessa forma, proporciona um toque macio e delicado.
Fio retorcido ou duplo – são entrelaçados e, portanto, mais resistentes. Geralmente usados em toalhas estampadas e em produtos que são muito usados, como peças de hotel.

Como mantê-las

Antes de usar, não deixe de lava-la. As toalhas vêm de fábrica com diversos produtos químicos, tinta, entre outros. As altas temperaturas podem ressecar e danificar as fibras, então procure não passa-las ou seca-las na secadora. O amaciante também pode influenciar no poder de absorção da toalha. Assim, é indicado evitar seu uso.

Estante de madeira Mira Gaam com toalhas

Guarde-as em local arejado e ventilado. Evite o contato com paredes de alvenaria, que podem reter umidade.
Outra dúvida comum é a quantidade de artigos indicada para ter no armário. O ideal é calcular 3-4 toalhas de banho por pessoa. Assim é possível fazer um bom rodízio entre o uso e a máquina de lavar, sem sobrecarregar nenhuma peça. O recomendado é que cada produto seja usado por no máximo uma semana antes de lavar.

Na hora de comprar

Procure sempre observar com calma o produto. Abra a tolha contra a luz e verifique se há transparência, se sim, melhor procurar outra.
Verifique sempre o tamanho da toalha. A média fica entre 60 a 70 cm de largura por 135 a 140 cm de comprimento.
O toque dela precisa ser macio. Não adianta comprar uma toalha rústica com a esperança de que após as primeiras lavagens ela fique macia. Isso não acontecerá!

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *