Como escolher o piso da lavanderia

Como escolher o piso da lavanderia

A lavanderia é um espaço que deve ser pensado levando em conta praticidade e segurança. Para isso, o cuidado na escolha do piso da lavanderia é fundamental para garantir um ambiente harmônico e funcional. Deve-se dar prioridade aos revestimentos que ofereçam além de estética agradável, segurança e praticidade.

Segurança

Além da beleza, segurança é fundamental. Por ser um local onde há maior contato com a água, o piso da lavanderia não pode ser escorregadio, por isso o ideal é escolher pisos adequados a ambientes úmidos, que oferecem mais segurança. Sendo um ambiente propício a acidentes domésticos, o ideal é utilizar materiais antiderrapantes, aqueles com texturas menos brilhosas.
O ladrilho hidráulico também é uma boa opção tanto para piso de lavanderia quanto para paredes, dando um visual mais vintage ao ambiente, além do mais, a adaptação do material para estes espaços é garantida pela durabilidade e impermeabilidade do material.

Cuidados

Além da estética, o cuidado com a lavanderia é necessário para que o espaço seja funcional, para isso é importante conhecer os tipos de revestimento ideal para seu espaço. Leve em conta a umidade do ambiente e o contato direto com produtos de limpeza/químicos. Para evitar danos, é essencial optar por revestimento com baixa absorção de água e resistente à ação abrasiva. Tratando-se de ambiente externo, deve-se levar em conta a ação do tempo e optar por materiais resistentes a esta exposição.
Outra dica importante é utilizar revestimentos que facilitem a limpeza e tenham boa durabilidade.

Cores

Na maioria das vezes, esse espaço tende a ser pequeno, por isso o ideal é optar por cores claras, que além de maior sensação de limpeza e bem estar, dão amplitude visual ao ambiente. Para isso, vale dar um toque de cor em detalhe para que o ambiente se torne mais atraente, uma boa sugestão é utilizar pastilhas coloridas em faixa ou mesmo em uma das paredes. Outra sugestão são as opções estampadas de revestimentos cerâmicos que permitem a criação de mosaicos e ajuda a demarcar melhor os espaços.

Como escolher o piso da lavanderia
Na imagem nossa estante Aludra.

Harmonização do ambiente

Para não comprometer o visual, é preciso combinar os revestimentos com os móveis constantes na área de serviço. Se os eletrodomésticos forem brancos, não há grandes dificuldades, pois os tons neutros podem ser harmonizados com todas as nuances, para isso aposte em opções amadeiradas. Caso os eletrodomésticos sejam em aço inox, por exemplo, pode utilizar alternativas que acompanhem essa tonalidade. Tratando-se de objetos pretos, o ideal é equilibrar com opções claras, evitando que o ambiente fique sombrio.

Paredes

Para um ambiente harmônico não é necessário que os elementos utilizados nas paredes sejam os mesmos do piso, sendo viável misturar materiais e padronagens, por exemplo. Na hora da compra o ideal é escolher revestimentos específicos para cada área, já que suas funções são diferentes. Se optar por estampas nas paredes, procure por cores lisas no piso. Já o piso cerâmico em tons amadeirados pode ser combinado com paredes brancas, dando tom de elegância ao ambiente.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *