como evitar o entupimento do canos do banheiro

Como evitar entupimento nos canos do banheiro

Esgoto entupido… odores desagradáveis, água e sujeira retornando pelos ralos e vaso sanitário. Quem já passou pela situação de ter que lidar com um cano entupido sabe o tamanho do desconforto.
O entupimento dos canos é algo bastante comum em qualquer residência, principalmente em condomínios e locais com grande volume de pessoas.
A melhor forma de resolver essa situação é seguir algumas dicas de prevenção para evitar que o entupimento nos canos do banheiro aconteça.

Em obra

Evitar o entupimento é algo que vem desde o começo da construção de toda a tubulação. Se você está começando a construir a sua habitação, é muito importante NÃO usar tubos menores do que 100mm de diâmetro. Os canos menores provavelmente terão problemas com o volume de esgoto.
Outra dica importante é tentar fazer o menor número possível de curvas na tubulação. Isso facilita futuros desentupimentos caso hajam problemas com os canos.
Instale sempre o sifão na pia formando uma curvatura, pois ela evita que os odores exalem em direção ao ambiente.

Lixo na lixeira

A tubulação geralmente entope por um mesmo motivo: objetos sólidos jogados dentro do vaso e dos ralos. O esgoto no Brasil é diferente de muitos países onde a rede de esgoto recebe tratamento e possui tecnologias que eliminam os dejetos lançados. Por isso nos banheiros, a atenção deve ser ao jogar lixo na lixeira, e não no vaso sanitário, como o papel higiênico, fio dental, cotonete, absorvente e lenços umedecidos, bem como os fios de cabelo que acabam caindo no piso.

como evitar entupimento nos canos do banheiro
Lixeira Essenza

Adotar o hábito da coleta seletiva é uma das medidas que contribui para o destino adequado dos resíduos, e consequentemente, para o bom funcionamento do ecossistema. Desse modo, vale lembrar que embalagens como de creme de barbear e de dente, assim como de sabonete e remédios, devem ser descartados em lixo reciclável.

Higiene

Uma limpeza periódica pode ajudar a evitar o entupimento nos canos do banheiro. Com o auxílio de um arame firme e curvado na ponta, retire detritos e cabelos que possam ter caído no ralo ou sifão. Utilize água quente para ajudar a amolecer sabonetes colados ou fios de cabelo emaranhados.

Cozinha

Em algum momento do percurso de tubulação até o esgoto, os dejetos do banheiro, cozinha e lavanderia se encontram. Por isso também é fundamental cuidar o que é jogado no ralo da pia da cozinha e do tanque. A caixa de gordura é muito útil neste sentido, pois retém o óleo de cozinha e restos de alimentos. Mas é bom mantê-la limpa, pois se estiver muito cheia, também pode causar pequenos entupimentos, principalmente na pia da cozinha. Para quem não tem caixa de gordura é necessário guardar o óleo usado em garrafas pet usadas e entrega-las em postos de coleta. Em alguns municípios do país já existem locais que reciclam esse óleo para produzir sabão, tintas e até biodiesel.

Em caso de entupimento

Caso você já sofra com entupimentos, uma mistura simples de bicarbonato de sódio e vinagre pode te ajudar. Essa mistura causa uma forte efervescência que é capaz de desgrudar placas de gordura e outros dejetos que podem estar obstruindo o cano.

Coloque duas colheres de sopa de bicarbonato dentro do cano entupido e logo depois jogue um copo de vinagre. Quando a mistura começar a efervescer cubra o ralo com um pano quente e deixe agir por 25 minutos. Então jogue água fervente para terminar o trabalho. Uma opção também é substituir a água fervente por suco de limão quente, além de potencializar o efeito de desentupimento, irá deixar um cheiro agradável no ralo.

Produtos químicos

Evite jogar produtos químicos dentro da tubulação, pois tudo que é jogado dentro do sistema de esgoto vai parar na estação de tratamento e pode prejudicar a qualidade da água e causar danos ao meio ambiente, sem contar que alguns produtos químicos podem danificar os canos.
Nunca utilize a soda cáustica. Ela é altamente perigosa à saúde, podendo causar irritações na pele, olhos e garganta, até alergias, queimaduras graves e cegueira, além de problemas respiratórios. Além disso, a soda pode piorar o problema de obstrução, pois pode ocorrer o efeito de saponificação entupindo ainda mais os canos.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *