Qual é o melhor piso para o banheiro

Como ter um banheiro mais confortável e seguro

O banheiro é um dos locais da casa mais propensos a acidentes, por isso é importante pensar em um espaço que seja o mais funcional possível.
Quando você busca uma casa para alugar ou comprar, leva em conta alguns fatores indispensáveis para o seu conforto, como a quantidade de quartos existentes no imóvel, a localização e o espaço de alguns cômodos, como a sala e a cozinha.

O banheiro dificilmente faz parte dos seus primeiros pensamentos enquanto ocorre essa busca por um novo lar. Afinal, é um cômodo que você sabe que estará dentro da casa. A preocupação com esta parte do imóvel ocorre apenas quando existe uma busca específica, por suíte com banheira ou um lavabo.

E se a compra ou aluguel do imóvel já foi fechada e você descobriu que o banheiro não é assim tão grande como imaginava, o que fazer para torná-lo mais seguro e funcional? Veja algumas dicas:

Atenção ao piso

Mesmo que o banheiro não seja utilizado por pessoas com necessidades especiais ou idosos, é importante se atentar ao piso utilizado. Evite modelos polidos ou muito lisos, propícios a acidentes, principalmente no interior do box.
Os pisos devem ser mais ásperos, para evitar acidentes. No entanto, se notou que o piso é escorregadio e não há como realizar a troca (situação comum no caso de imóveis alugados), aposte nos tapetes antiderrapantes ou produtos que podem ser aplicados diretamente no piso, para deixá-lo menos escorregadio.

Box

O box do chuveiro também merece atenção. Leve em conta o espaço geral do banheiro. Se é muito pequeno, o melhor é apostar nas portas de correr, para economizar espaço.
Há uma exigência mínima para o tamanho do box, classificada em 90 cm x 90 cm, dessa forma é possível não apenas evitar acidentes, como também garantir o conforto durante o banho, que é um momento voltado para relaxar. Já a abertura das portas de correr requer entre 70 cm e 80 cm no mínimo.

Banheiro com gabinete, espelheira gaam seu estilo de banheiro

Vaso sanitário

O vaso sanitário também deve estar a uma distância mínima das paredes e do box para garantir conforto durante o uso. O ideal é que exista ao menos 30 cm entre o box e o gabinete da pia, por exemplo. Neste espaço lateral, acomode outros objetos, como o  porta papel higiênico, a lixeira e até mesmo um revisteiro.
Já a distância entre o vaso e a parede da frente deve ter ao menos 60 cm, de forma a permitir que a pessoa possa circular, sem se sentir espremida.

Mobília compacta

Banheiros maiores, como os encontrados em casas e apartamentos com suíte, permitem que a mobília seja parte da decoração. Apesar disso, mesmo nestes casos é indicado focar em algo mais funcional, que facilite o uso deste cômodo da casa.
A mobília deve tornar a organização do ambiente mais prática e abrigar apenas objetos que fazem parte do banheiro. Também devem ser de um material resistente a umidade, já que o ambiente de banho costuma ser bastante úmido. Os gabinetes da Gaam possuem fita de borda em PVC e revestimento BP, que impedem que o produto absorva a umidade presente no cômodo.
Se atente a abertura de portas e gavetas, o ideal é que permitam que você possa procurar tranquilamente por um produto ou objeto ali guardado, sem ficar desconfortável.

Espelho

O espelho é um item indispensável para qualquer banheiro da casa.
Este objeto passa a sensação de um espaço maior e contribui para que o banheiro fique mais iluminado. Existem vários formatos e modelos de espelho que podem deixar o seu ambiente ainda mais bonito e confortável.

Nichos ou suportes dentro do box

Kit de acessórios de banheiro dentro do box gaam seu estilo de banheiro

Alguns itens serão utilizados com certa frequência durante o banho. Então, é interessante que fiquem dentro do box, para evitar que você tenha que deixar o chuveiro para procurar por eles no gabinete.
Nichos ou suportes são perfeitos para abrigar shampoos e até sabonetes. Devem ficar na altura dos braços, de forma que facilite o uso dos produtos. Box mais espaçoso pode ter prateleiras mais amplas, agora se não há tanto espaço disponível, o ideal é que o nicho permita abrigar ao menos um shampoo, um sabonete e um condicionador.

Banheira

Para algumas pessoas, ter uma banheira é um sonho muito desejado. Se este é o seu caso e encontrou um imóvel com o item, verifique a possibilidade de incluir piso antiderrapante próximo a banheira e barras ou pegadores, que facilitem a pessoa se levantar ou se segurar. Esses cuidados devem ser levados em conta para garantirem a sua segurança.

Porta de entrada

A porta de entrada do banheiro também deve ser observada. O tamanho padrão é 60 cm de comprimento. Quem tem espaço muito pequeno, pode trocar as portas de abrir por modelos de correr.

Acabamento das paredes

Este é um dos espaços mais úmidos da casa, então, você precisará se atentar as paredes. Os azulejos são o material mais recomendado, principalmente por serem mais fáceis de limpar. Considere também que devem ter cores claras, de forma a melhorar a iluminação deste ambiente.

Janela

Nem todo banheiro conta com janela, principalmente se você estiver comprando ou alugando um apartamento. Se houver janela, verifique se o vidro utilizado é opaco, de forma a garantir maior privacidade e se as dimensões se encontram entre 50 cm e 60 cm. É um espaço que não necessita de janelas tão grandes.
Caso não exista janela, é importante verificar a existência do exaustor para banheiro, que vai permitir que o ambiente não fique úmido e esteja livre do mau-cheiro.

Torneira

A torneira da pia também está ligada ao conforto do banheiro. É preciso verificar se a torneira e a pia estão condizentes. Pias que não possuem muita profundidade devem ter torneiras laterais, para evitar respingar água e fazer aquela bagunça.
Em alguns ambientes, a torneira mais alta, estilo aquelas utilizadas na cozinha, também pode ser indicada, para facilitar o uso. Será útil, por exemplo, em pias mais baixas.

Percebe como cada item do banheiro faz toda a diferença para garantir um espaço funcional e confortável a todos os moradores da casa? Até mesmo banheiros menores podem se tornar seguros e práticos, basta se atentar ao que é preciso modificar.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *