vaso sanitário e barras de apoio para banheiro para idoos

Banheiro para idosos

Úmido e escorregadio, o banheiro é comumente conhecido como um lugar de acidentes corriqueiros, principalmente entre a terceira idade. Eles não apenas possuem maiores limitações de visão e equilíbrio como, nessa idade, uma queda pode levar mais facilmente a fraturas e outros ferimentos. Portanto algumas adaptações são necessárias para a segura utilização do banheiro nessa faixa etária. Diversos fatores, além do visual do banheiro, devem ser levados em consideração na hora de projetar o ambiente.

Barras de apoio

As barras de apoio são essenciais em banheiros para a terceira idade. Elas devem ser fixadas próximas ao vaso sanitário, pia e área de banho, em uma altura entre 1,10 e 1,30 metros, para que o idoso possa se apoiar para levantar e se movimentar. Se possível, e se o banheiro for bastante amplo, coloque também em paredes vazias que levam a esses pontos do banheiro.

Pia e torneira

Por uma questão de segurança, recomenda-se que a pia seja fixada 10 centímetros acima da altura-padrão (de 85cm). Para a torneira, prefira os modelos com sensor eletrônico ou do tipo alavanca, pois são mais fáceis de manipular do que as peças esféricas.

Box

O box não apenas permite a instalação de barras de apoio como também de banquinhos especiais, dobráveis, que permitem o banho sentado. Considere, também, colocar um chuveirinho, além do chuveiro tradicional. Em alguns casos ele pode facilitar o banho.
É importante que o box não tenha porta de vidro, pois isso facilita a circulação de um cuidador e evita acidentes que envolva cacos.
Evite banheiras, já que elas costumam ter um formato arredondado, dando chance ao desequilíbrio, e são feitas de louça, material bastante escorregadio.

banheiro com barras e acento para idosos

Tapetes


Por mais que ajudem a manter o piso seco, tapetes de banheiro podem acabar provocando acidentes, já que podem dobrar, enrolar e enroscar nos pés da pessoa. O ideal é emborrachar o piso do box, do acesso ao box e em frente à pia.

Iluminação

É necessário que o idoso consiga enxergar bem o banheiro para evitar acidentes. Por isso providencie uma iluminação central bem clara do cômodo com pontos extras de luz sobre a pia e dentro do box. Os revestimentos claros e polidos na parede também auxiliam a expandir a luminosidade no ambiente.

Lembre-se de colocar uma campainha ou um interfone no banheiro para o caso do idoso precisar sinalizar algum problema. Certifique-se de que o dispositivo seja bem acessível e que o idoso saiba operá-lo sem problemas.
Testifique-se também de que a porta do banheiro seja de fácil abertura e permita a passagem com tranquilidade. As maçanetas devem ter o mesmo sistema de fechamento tanto no lado de dentro, quanto no de fora da porta. Trancas, trincos e chaves devem ser retirados.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *