A aromaterapia para seu banheiro

A aromaterapia é a arte de usar a essência de plantas como terapia, para equilibrar, harmonizar e relaxar o corpo e a mente. O nariz é uma espécie de porta para o cérebro, quando sente um aroma, envia informações para o bulbo-olfatório, que as transmite ao sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos. Assim que chega a esse local, o cheiro começa a agir.
Pode ser aplicada em diversos cômodos da casa, e especialmente no banheiro, onde sua utilização pode se dar de diversas formas, como no ar, no banho ou mesmo em toalhas e panos de limpeza.

Essências e seus benefícios

Contra insônia: laranja-doce, manjerona e lavanda.
Calmantes: camomila, jasmim, lavanda, citronela, palmarosa, bergamota, tangerina e pau rosa.
Energizantes: pimenta negra, gengibre, alecrim, café torrado, cardamomo, cravo, canela e hortelã-pimenta.
Afrodisíacos: patchouli, rosa, ylang-ylang, jasmim, gerânio, cardamomo, gengibre e sândalo.
Antidepressivos: gerânio, petitgrain, tangerina, tomilho, bergamota, olíbano, sálvia, esclareia e rosa.
Digestivos: anis-estrelado, funcho-doce, hortelã-pimenta, laranja-doce, menta, limão-siciliano.
Respiratórios: cipestre, eucalipto glóbulos, hortelã pimenta, tea tree e hortelã.

No banho

Depois de escolher o seu óleo essencial, você pode pingar uma gota do óleo em cada parede ou no chão do chuveiro. Assim, com o calor da água do banho, ele vai evaporar e envolver o ambiente com o aroma.
Se você usar a banheira, basta colocar de 6 a 7 gotas em uma colher com álcool de cereais, você também pode usar leite ou mel, e jogar a mistura na água para diluir. Não é indicado pingar o óleo direto na pele, pois ele pode queima-la.

Escalda-pés

Para fazer um escalda-pés você pode pingar de 10 a 15 gotas de essência em uma colher de óleo vegetal e adicionar em um recipiente com água morna, o suficiente para cobrir os pés.

Máscara de argila

Pegue a máscara de argila de sua preferência e pingue uma gota de essência de gerânio em 2 colheres de argila. Ajuda a regenerar a pele e atenuar rugas. Aplique-a no rosto e cubra com uma toalhinha morna para potencializar o efeito. Fique de 10 a 15 minutos e depois enxágue.

No banheiro

Quem não adora aquele cheirinho de limpeza no banheiro?! Os óleos essenciais que proporcionam este cheiro e ainda são bactericidas e fungicidas, limpando o ambiente são: limão, pinho, cipreste, eucalipto, hortelã e tea tree.
Você pode espirra-lo no banheiro como um aromatizador. Para produzi-lo, coloque 30ml de álcool de cereais em um recipiente de spray e pingue de 6 a 7 gotas da sua essência preferida. Depois, basta dar 4 ou 5 borrifadas.
Outra dica é colocar algumas gotas do óleo em uma bola de algodão e inseri-la dentro do rolo de papel higiênico. Ao rolar o papel, o aroma irá espalhar pelo ambiente.
Para limpar o piso e deixá-lo aromatizado, você pode colocar água e um pouco de álcool em um balde e acrescentar gotas dos óleos. Molhe um pano, torça e passe no chão com a ajuda de um rodo. Seu banheiro irá ficar perfumado e livre das bactérias.

Lembre-se de utilizar óleos essenciais puros ao invés dos sintéticos, pois os puros são produtos naturais, extraídos diretamente da planta de sua origem, raramente causam dor de cabeça ou atacam uma rinite alérgica. Já os sintéticos são produzidos apenas para imitar um aroma natural e não possuem nenhum valor terapêutico.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *