Qual é o melhor material para o meu gabinete?

Quando vamos escolher armários para banheiros ou lavabos, o mais importante é considerar a umidade desses ambientes. Por isso, nada de escolher um material que comprometa a facilidade de limpeza ou que não seja resistente o bastante.

Madeira

A durabilidade e a resistência do material são indiscutíveis, além da beleza característica. Mas se estivermos falando de armário de banheiro, é necessário se informar sobre os cuidados que a madeira recebeu, pois ela precisa estar muito bem tratada e impermeabilizada para suportar a umidade do cômodo. É sempre bom estar atento a origem da madeira, se possui os devidos selos de preservação ambiental.

Aglomerado

O aglomerado é constituído de resíduos de madeira (pó e serragem) prensados e transformados em painéis. Seu baixo custo é proporcional à sua fragilidade, o material é menos durável e tem pouca resistência à umidade. Então pode não ser o produto mais indicado para uso em banheiros, a menos que você redobre os cuidados de manutenção.

Compensado

O compensado é constituído por lâminas de madeira maciça, coladas e prensadas umas nas outras. São mais duráveis e resistentes que o aglomerado e mais econômicas que a madeira maciça.
Além de apresentar um bom custo-benefício, apresenta ainda a capacidade de receber diferentes estilos de revestimentos, facilitando a harmonização e decoração do ambiente.

MDF

O MDF é desenvolvido com fibras de madeira, o que permite uma facilidade de acabamento e um bom suporte de acumulo de peso. A vantagem do MDF é que o material também pode receber inúmeros revestimentos, o que aumenta as possibilidades de combinação com os itens de décor do espaço.

MDP

É um painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si. Possui uma maior facilidade de acabamento, podendo ser cortada em qualquer sentido. Pode receber inúmeros revestimentos e oferece também uma maior resistência a abrasões e a umidade.

A escolha do material pode parecer simples, mas são pequenos detalhes que podem fazer você se arrepender da sua escolha depois.

Lembramos que, para qualquer material, é preciso ter muito cuidado com a vedação no encontro do armário com a parede e no local das torneiras e misturadores. Por se tratar de um cômodo constantemente úmido, pode acontecer de vazar água nesses pontos e o estrago poderá ser enorme no interior do gabinete. A única maneira de evitar isso é reforçando a vedação do armário de banheiro com o auxílio de materiais específicos (como por exemplo o silicone) e de mão de obra qualificada.

Fábrica de pias e cubas exclusivas para seus gabinetes, proporcionando aos clientes peças exclusivas, funcionalidade, praticidade, higiene, tecnologia e design avançado.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *